Presentação

Este blog reúne as milhares de fotografias que tenho feito em Portugal Continental ao longo dos anos. Uma pequena parte delas não está datada, e são as primeiras, penso que da primeira metade dos anos 80. As restantes pertencem ao período 1987-2005, em que as minhas viagens eram contínuas, por vezes com estadias de 4 a 5 meses , e a estes últimos anos 2016-2019, em que voltei para estadias semanais, quase sempre focadas no Alto Douro.

Em 2010 publiquei na editora das Ilhas Canárias La Página o livro Lusitania fantasma, uma descrição do Portugal que vim a conhecer e cuja degradação tanto sufri. Em 2011 e 2012, La Página publicou em três volumes a obra Portugal. Viaje sin retorno, com as fotos mais curiosas ou significativas, muitas acompanhadas de breves textos imaginativos. O segundo volume incluía uma "Bibliografia da terra portuguesa" que, actualizada, agora aparece aqui, tal como faço com o apêndice do último volume, "Música da terra portuguesa", que nada mais é do que uma discografia da terra portuguesa.

Todas essas fotos foram tiradas com máquinas de bolso que antigamente nem tinham zoom. Não há, portanto, qualidade fotográfica, e até o tempo as deteriorou um pouco, somando-se a isso os maus trabalhos de revelação. Seu interesse é, portanto, puramente documental, válido em alguns casos como simples curiosidade. Nenhuma delas está sujeita a "direitos autorais" e qualquer uma pode ser reproduzida em qualquer outro site sem a necessidade de referência a este blog ou a mim.

Materiais curiosos são adicionados em ocasiões, assim como fotos de outros que me pareceram excepcionais, por um motivo ou outro, sempre indicando a origem, geralmente na Internet ou em livros da minha biblioteca portuguesa.